Notícias de saúde

O clima influencia as dores da artrite

Belo Horizonte, 04 Março de 2002 (Bibliomed). Pesquisadores descobriram o que qualquer pessoa portadora de artrite ou fibromialgia sabe: o frio, umidade e a pressão atmosférica estão associadas à dor espontânea em portadores destas doenças.

As dores reumáticas parecem estar associadas com estas condições de temperatura e pressão, e o grau de influência parece estar ligado à sensibilidade individual ao frio e à doença subjacente. Quem nunca ouviu uma pessoa idosa dizer: “No inverno meu reumatismo fica atacado” ou “Não posso ficar exposto ao frio que o reumatismo ataca.”

Pesquisadores analisaram respostas de 151 indivíduos portadores de fibromialgia (doença caracterizada por dores musculares e nas juntas, acompanhada freqüentemente por depressão e cansaço), osteoartrite (doença articular mais comum entre pessoas mais idosas) ou artrite reumatóide (lesão nas articulações causada por anticorpos anormais contra o próprio indivíduo) a um questionário, e compararam as respostas com as obtidas de 32 indivíduos saudáveis. As respostas foram correlacionadas a informações meteorológicas da cidade onde foi feito o estudo.

Os resultados mostraram que a dor foi significativamente maior quando a temperatura ambiente era mais baixa em pacientes portadores de todas as três doenças. Além disto, o aumento da pressão atmosférica (como visto antes de chuvas) foi associada a maior dor em pacientes com artrite reumatóide, e a umidade do ar a dor em pacientes com osteoartrite.

Sempre existiram dúvidas sobre a crença que a dor nestas doenças era maior durante o tempo de frio. Muitas controvérsias apontam em direção à lenda, a causas psicológicas e à causas físicas de fato. Este estudo trouxe mais pistas de que esta relação pode não ser apenas “casos de nossas avós” e que pode haver mecanismos fisiológicos subjacentes que justifiquem a sensação maior de dor nestas condições climáticas. Falta elucidar de fato o que torna esta relação verdadeira, e quem sabe descobrir formas de aliviá-la, como forma de trazer um pouco mais de conforto a portadores destas doenças crônicas.

Copyright © 2002 Bibliomed, Inc.

Faça o seu comentário
Comentários