Notícias de saúde

Reposição hormonal pode ajudar a prevenir gota, sugere estudo

06 de outubro de 2008 (Bibliomed). A terapia de reposição hormonal, utilizada para tratar os sintomas da menopausa, pode retardar a produção de ácido úrico pelo organismo, reduzindo a ocorrência de gota, segundo estudo do Centro de Pesquisas em Artrite do Canadá.

De acordo com os especialistas, os níveis de ácido úrico costumam aumentar durante a menopausa, causando dores nas articulações que, muitas vezes são fruto da cristalização do ácido – o que caracteriza a gota. Porém, um efeito colateral da reposição hormonal poderia reduzir a produção de ácido úrico.

Avaliando aproximadamente 8 mil mulheres, os pesquisadores descobriram que aquelas que faziam a terapia durante a menopausa tinham 24% menos ácido úrico  no organismo. E esses efeitos pareceram ser duradouros, pois as mulheres que haviam parado de fazer a reposição hormonal ainda tinham 13% menores níveis da substância.

Os pesquisadores acreditam que o hormônio sexual feminino estrógeno, presente na terapia de reposição hormonal, pode afetar a forma como os rins processam o ácido úrico, ajudando-os a eliminar o ácido do corpo. E o efeito do hormônio pode ser o mesmo para os homens. De acordo com os autores, “interessantemente, a administração de terapia de estrogênio para homens têm mostrado reduzir os níveis séricos de ácido úrico”.

Fonte: Arthritis Research and Therapy. 26 de setembro de 2008.

Copyright © 2008 Bibliomed, Inc.

Faça o seu comentário
Comentários