Notícias de saúde

Grã-Bretanha Começa a Testar Vacina Contra Aids em Humanos

Por Kate Kelland

LONDRES (Reuters) - Um deputado britânico será o primeiro humano a receber o protótipo de uma nova vacina contra a Aids nesta quinta-feira. O deputado liberal democrata Dr. Evan Harris diz que se ofereceu como voluntário para tomar parte nos testes clínicos da vacina porque acredita que a vacinação precoce é a única maneira de combater a doença mortal.

Andrew McMichael, o cientista que chefia os testes da vacina para o Conselho de Pesquisas Médicas (MRC) britânico, disse que os testes são "uma parte vital de um esforço internacional para salvar vidas".

Se a vacina se mostrar segura, disse o MRC em comunicado à imprensa, começará a ser testada em Nairóbi, Quênia, no prazo de três a seis meses. Ao todo 18 pessoas tomarão parte na primeira fase dos testes na Grã-Bretanha.

Segundo o Dr. Seth Berkley, presidente da Iniciativa Internacional para uma Vacina contra a Aids, os voluntários, todos pessoas saudáveis que não são portadoras do vírus HIV e considerados pertencentes a categorias de baixo risco, são "os verdadeiros heróis deste empreendimento".

McMichael disse à rádio BBC que o objetivo principal é a segurança. "A primeira coisa que precisamos fazer é garantir que a vacina é absolutamente segura", disse.

Trata-se da primeira vacina contra a Aids criada especificamente para combater a linhagem do vírus presente na África e conhecida como linhagem "A". O vírus foi aprovado para a realização de testes em humanos no mês passado.

"A vacina é voltada à África e a um tipo específico de resposta imunológica que chamamos de resposta imunológica das células T", disse McMichael.

A vacina, uma entre mais de 70 que estão sendo testadas no mundo, é uma vacina de DNA baseada em material genético retirado do vírus. Foi desenvolvida depois que médicos constataram que algumas prostitutas no Quênia, onde a linhagem "A" da doença é dominante, nunca chegam a contrair o HIV.

Os cientistas acham que isso acontece porque os sistemas imunológicos de algumas pessoas conseguem destruir o vírus usando as chamadas células T.

Sinopse preparada por Reuters Health

Copyright © 2000 Reuters Limited. All rights reserved. Republication or redistribution of Reuters Limited content, including by framing or similar means, is expressly prohibited without the prior written consent of Reuters Limited. Reuters Limited shall not be liable for any errors or delays in the content, or for any actions taken in reliance thereon.

Faça o seu comentário
Comentários