Notícias de saúde

Descoberto Mecanismo de Sobrevivência de Parasita da Malária

Por Patricia Reaney

LONDRES (Reuters) - Pesquisadores descobriram como o parasita da malária se alimenta em células sanguíneas humanas, uma revelação que pode levar a novos tratamentos da doença, que mata mais de 1 milhão de pessoas anualmente no mundo.

Os pesquisadores conseguiram compreender como o parasita sobrevive e cresce em seu hospedeiro humano.

Eles descobriram que mais de 2.000 orifícios semelhantes a poros nas membranas de glóbulos vermelhos infectados fornecem os nutrientes necessários ao parasita transmitido pelo mosquito, o "Plasmodium falciparum".

Cientistas dos Institutos Nacionais de Saúde dos Estados Unidos afirmaram que a descoberta dos chamados canais de alimentação pode levar a novos avanços no combate à doença.

"Há cerca de 25 anos, sabe-se que os parasitas aumentam a absorção de certos nutrientes, mas o mecanismo era desconhecido", disse Sanjay Desai.

"Com essa informação, os pesquisadores podem conseguir desenvolver drogas que cortam o suprimento de nutrientes ao parasita", acrescentou.

Desai, especialista em malária no Laboratório de Doenças Parasitárias do Instituto Nacional de Alergia e Doenças Infecciosas (Niaid), em Maryland, utilizou uma técnica chamada eletrofisiologia para descobrir e analisar os canais, presentes somente em glóbulos vermelhos infectados.

Os orifícios são feitos de proteínas especializadas que permitem somente a passagem dos nutrientes certos para o parasita. Os pesquisadores não sabem ainda se o parasita modifica uma proteína na membrana da célula para criar o canal ou se ela traz uma nova proteína e a incorpora à membrana da célula.

Caso uma nova proteína seja acrescentada à superfície celular, este pode ser um alvo para drogas desenvolvidas para bloquear os canais de alimentação e impedir que o parasita se alimente, levando-o à morte.

Anthony Fauci, diretor do Niaid, descreveu a pesquisa na revista Nature como um grande avanço. "Esta descoberta é um importante passo para nossa compreensão da malária e a busca de novas intervenções para reduzir o peso desta doença devastadora", afirmou Fauci em um pronunciamento.

A malária é a doença tropical mais predominante no mundo, atingindo 300 a 500 milhões de pessoas todo ano. Mais de 40 por cento da população mundial vive em países onde a malária é endêmica, sendo que 90 por cento das mortes da doença ocorrem na África.

No Brasil, de acordo com a Fundação Nacional de Saúde (Funasa), a malária é a principal causa de morbidade nos municípios da região amazônica, sendo considerada endêmica na Amazônia Legal, que engloba nove Estados: Amazonas, Pará, Acre, Roraima, Rondônia, Amapá, Maranhão, Tocantins e Mato Grosso.

Nos últimos dois anos, houve um crescimento significativo da malária no Brasil: 630.747 casos em 1999 e 130.520 casos até abril deste ano, contra os 469.980 casos registrados em 1998.

Sinopse preparada por Reuters Health

Copyright © 2000 Reuters Limited. All rights reserved. Republication or redistribution of Reuters Limited content, including by framing or similar means, is expressly prohibited without the prior written consent of Reuters Limited. Reuters Limited shall not be liable for any errors or delays in the content, or for any actions taken in reliance thereon.

Faça o seu comentário
Comentários