Notícias de saúde

Ingrediente de Produtos de Higiene Bucal Pode Combater Malária

02 de Fevereiro de 2001 (Bibliomed). Um anti-séptico usado em algumas marcas de creme dental, solução para higiene da boca e sabão pode ser um agente antimalária eficaz, disseram pesquisadores da Índia na quarta-feira.

No primeiro estudo a mostrar os efeitos contra a malária da substância chamada triclosan, os pesquisadores verificaram que os ratos que receberam uma injeção do substância ficaram livres da infecção por malária.

Estima-se que a malária afete quase 400 milhões de pessoas em todo o mundo. A doença é causada por parasitas transmitidos pela picada de um mosquito e os sintomas podem incluir icterícia, insuficiência renal, febre alta e anemia grave.

Os novos resultados sugerem que injeções ou tabletes de triclosan podem ser uma alternativa aos tratamentos atuais, mas novos estudos são necessários para garantir que seu uso em seres humanos seja seguro, disse um cientista australiano à Reuters Health.

"O triclosan bloqueia a produção de ácidos graxos do parasita, essenciais para seu crescimento e desenvolvimento", informou James Beeson do Hospital Real de Melbourne, na Austrália.

"O mecanismo usado pelo parasita para produzir ácidos graxos é o mesmo de algumas plantas e bactérias, mas difere das células humanas. É possível interferir especificamente no funcionamento do parasita sem afetar as células humanas", explicou Beeson.

Os pesquisadores australianos são os autores do editorial que acompanhou o artigo sobre o estudo realizado por Namita Surolia e Avadhesha Surolia, do Centro para Pesquisa Científica Avançada Jawaharlal Nehru, em Jakkur (Bangalore). Os trabalhos foram publicados na edição de fevereiro da revista Nature Medicine.

"Não há estudos com seres humanos usando triclosan contra malária. A menos que esteja enganado, o trabalho de Surolia é o primeiro", disse Beeson à Reuters Health.

O australiano observou que já existem vários tratamentos "muito eficazes" para a malária, mas o alto custo e a distribuição limitada dessas drogas em todo mundo são um problema.

"O triclosan ou drogas semelhantes poderiam ser úteis como uma arma adicional na nossa luta contra a malária", disse Beeson.

"Mais estudos devem ser feitos, primeiro em animais, para avaliar a efetividade e segurança da droga. Isto pode levar vários anos", disse Beeson.

Copyright © 2001 Bibliomed, Inc.

Faça o seu comentário
Comentários