Notícias de saúde

Tumores na mama podem dobrar de tamanho em apenas um mês, indica estudo

09 de maio de 2008 (Bibliomed). Aproximadamente 5% dos tumores de câncer de mama parecem dobrar de tamanho em apenas um mês, segundo levantamento do Registro de Câncer da Noruega. O estudo, publicado na revista "Breast Cancer Research", confirma a importância de uma triagem mais freqüente para o câncer de mama.

Para calcular a velocidade de crescimento dos tumores e a proporção dos cânceres de mama detectados, os pesquisadores usaram um modelo de computador com dados da triagem nacional, incluindo cerca de 400 mil mulheres com idades entre 50 e 69 anos.

E os resultados indicaram que poucos tumores são detectados em um estágio inicial – apenas 26% dos tumores são descobertos com 5 mm, enquanto 91% são vistos com 10mm. Além disso, 5% deles podem dobrar de tamanho em apenas um mês, crescendo de 10 mm para 20 mm, principalmente nas mulheres mais jovens que participavam do estudo.

De acordo com os autores, os resultados são importantes para se estabelecer a freqüência em que as mulheres devem se submeter ao mamograma. Eles destacam que alguns países oferecem o exame uma vez a cada três anos, e o ideal seria uma triagem mais freqüente para salvar vidas. Porém, estudos diversos ainda não chegaram a um consenso sobre o assunto.

O mais importante, segundo a Sociedade Americana do Câncer, é que o câncer de mama é a maior causa de morte entre as mulheres, responsável por aproximadamente 465 mil mortes em 2007. E um diagnóstico precoce pela mamografia e um melhor tratamento são essenciais para reduzir a mortalidade pela doença.

Fonte: Breast Cancer Research 2008, 10:R41 (8 May 2008)

Copyright © 2008 Bibliomed, Inc.

Faça o seu comentário
Comentários