Notícias de saúde

Estudo associa sobrepeso na infância a um menor risco de câncer de mama

23 de abril de 2010 (Bibliomed). Mulheres que apresentaram sobrepeso na infância têm menos chances de desenvolver câncer de mama, segundo recente estudo do Instituto Karolinska, na Suécia. De acordo com os pesquisadores, os resultados da pesquisa com quase 6 mil mulheres sugere que o papel do peso no câncer de mama se altera no decorrer da vida - nascer muito pesada aumenta os riscos da doença, enquanto estar acima do peso na infância e durante a puberdade poderia reduzir as chances de ter câncer de mama; e, após a menopausa, o risco cresce com maior índice de massa corporal (muito peso em relação à altura).

Comparando 2,8 mil mulheres com câncer de mama e 3 mil sem a doença, os pesquisadores notaram que aquelas que relataram serem mais gordinhas aos sete anos de idade tinham 27% menos chances de ter a doença, comparadas àquelas que foram mais magrinhas na infância. E os efeitos eram mais fortes para tumores que não carregavam receptores de estrogênio - “maior tamanho de corpo na infância reduzia o risco desses tumores em 60%, enquanto reduzia os riscos de tumores com receptor de estrogênio positivo em 20%”.

De acordo com os pesquisadores, há “janelas especiais de desenvolvimento mamário” em diferentes estágios da vida e evidências de que níveis mais altos de estrogênio no organismo de garotas mais pesadas podem causar mudanças protetoras permanentes em seu tecido mamário. “Ter sobrepeso durante a infância, certamente, não é o que estamos defendendo”, destacou a pesquisadora Jingmei Li. “Definitivamente, não há razão para nenhum alerta de saúde ou superalimentação das crianças para fazê-las alcançar um tamanho corporal particular”, acrescentou a especialista, destacando que o sobrepeso, inclusive na infância, representa outros riscos para a saúde geral.

Fonte: Breast Cancer Research. 14 de abril de 2010.

Copyright © 2010 Bibliomed, Inc.

Faça o seu comentário
Comentários