Notícias de saúde

Cigarros e Álcool levam ao desenvolvimento precoce da Doença de Alzheimer

24 de abril de 2008 (Bibliomed). A Doença de Alzheimer é uma doença cerebral incurável e progressiva, que leva à perda de habilidades mentais, afetando a memória e o aprendizado. Um novo estudo indica que as pessoas que fumam um maço de cigarros ou mais por dia desenvolvem a doença de Alzheimer anos mais cedo do que aqueles que não; e consumir muita bebida alcoólica aumenta o risco ainda mais.

Segundo a nova pesquisa apresentada no 60º Congresso da Academia Americana de Neurologia esta semana em Chicago, Illinois, esta descoberta poderia levar a importantes ações preventivas contra a doença de Alzheimer. A pesquisa foi realizada no Wien Center for Alzheimer's Disease at Mount Sinai Medical Center, em Miami Beach, Flórida, Estados Unidos.

O estudo envolveu 938 pessoas com idades de 60 ou mais anos, com possível ou provável Doença de Alzheimer. Os familiares forneceram informações relativas aos doentes, ao consumo de álcool e ao uso do cigarro. O tabagismo pesado foi definido como um ou mais maços de cigarros por dia; o uso pesado de álcool foi definido como mais de dois drinques por dia. Os pesquisadores também agruparam os pacientes de acordo com se eles apresentavam o gene variante da apolipoproteína E-4 [ApoE-4], que aumenta o risco para a doença de Alzheimer.

O estudo revelou que:

  • Alcoolistas pesados desenvolveram a doença 4,8 anos antes aqueles que não bebem tanto.
  • Alzheimer se desenvolveu 2,3 anos antes em fumantes pesados do que naqueles que não eram fumantes pesados.
  • O gene variante reduziu a idade de início por três anos.
  • As pessoas com os três fatores de risco desenvolveram Alzheimer 8,5 anos mais cedo do que aqueles que não tinham fatores de risco.

Segundo os autores, prevê-se que um atraso no início da doença de cinco anos pode conduzir a uma redução em quase 50% o número total de casos de Alzheimer. Caso se possam reduzir ou eliminar pessoas de fumam ou bebem de forma pesada, as manifestações da doença de Alzheimer nos indivíduos poderiam ser atrasadas substancialmente, reduzindo-se o número de pessoas que têm a doença de Alzheimer, em qualquer momento.

Fonte: 60th AAN Annual Meeting - April 12–19, 2008 / Chicago, Illinois.

Copyright © 2008 Bibliomed, Inc.

Faça o seu comentário
Comentários