Notícias de saúde

Apelo do açúcar pode ser de suas calorias, tanto quanto de seu sabor

02 de abril de 2008 (Bibliomed).O doce sabor do açúcar pode ser difícil de resistir, mas as calorias do açúcar podem ter os seus próprios encantos. Um novo estudo publicado na revista Neuron procurou avaliar o que atraía camundongos de laboratório – o sabor adocicado ou as calorias do açúcar?

Na pesquisa, foram estudados camundongos incapazes de sentir sabores, e ratos normais de laboratório, que não comeram nem bebem nada por um período de até 22 horas.

Os ratos tinham acesso a duas garrafas de água. Uma garrafa continha água comum, não adocicada. A outra garrafa continha água edulcorada com açúcar.

Todos os ratos preferiram a água com açúcar. E depois de beber a água açucarada, os níveis de dopamina no cérebro dos camundongos aumentaram, indicando o seu aumento do prazer.

Em seguida, os ratinhos tiveram uma escolha entre a água comum e água edulcorada com um adoçante não-calórico. Os camundongos normais preferiram a água doce, mas aqueles sem paladar não tiveram preferência. Observou-se que os níveis de dopamina subiram quando os camundongos sem paladar beberam água com açúcar, mas que isto não aconteceu quando beberam água com adoçante ou água pura.

Os investigadores concluíram que o apelo do açúcar poderia estar em suas calorias tanto quanto em seu gosto.

Fonte: Neuron, March 27, 2008; vol 57: pp 930-941.

Copyright © 2008 Bibliomed, Inc.

Faça o seu comentário
Comentários