Notícias de saúde

Como as embalagens influenciam nas escolhas de bebidas infantis pelos pais?

11 de janeiro de 2023 (Bibliomed). A maioria das crianças consome bebidas adoçadas com açúcar predispondo essas crianças a cáries, obesidade, diabetes tipo 2 e outras doenças crônicas. As bebidas adoçadas com açúcar mais consumidas entre crianças de 1 a 8 anos são bebidas preparadas com frutas (ou seja, bebidas com sabor de frutas contendo <100% de suco), que representam 20% dos açúcares adicionados consumidos por crianças de 1 ano e 11% dos açúcares adicionados consumidos por crianças de 2 a 8 anos. Reduzir o consumo de bebidas de frutas entre crianças pequenas poderia ajudar a prevenir doenças crônicas mais tarde na vida.

Muitos pais acreditam erroneamente que essas bebidas são saudáveis, potencialmente devido a declarações e imagens na frente da embalagem. São necessárias pesquisas sobre a influência desse marketing e como as regulamentações de rotulagem podem mudar o comportamento.

Um estudo avaliou os efeitos de uma declaração de 100% vitamina C na frente da embalagem, imagens de frutas, revelações de porcentagem de suco e colheres de chá de adição de açúcar e avisos de alto teor de açúcar nas escolhas dos pais, conhecimento e percepções de bebidas.

Neste ensaio clínico randomizado com 5.005 pais de crianças de 0 a 5 anos, 15,6% menos pais escolheram uma bebida com alto teor de açúcar quando as embalagens exibiam avisos com colheres de chá de revelações de açúcar adicionado, reduzindo o açúcar adicionado e as calorias nas bebidas escolhidas em 14,2% e 6,5%, respectivamente; 18,4% menos escolheram uma bebida com alto teor de açúcar quando mostradas em embalagens sem uma alegação de 100% de vitamina C ou imagens de frutas.

Essas descobertas sugerem que adicionar avisos ou remover alegações e imagens de bebidas com alto teor de açúcar pode reduzir as compras dos pais dessas bebidas para seus filhos.

Fonte: JAMA Network Open. DOI: 10.1001/jamanetworkopen.2022.36384.

Copyright © 2023 Bibliomed, Inc.

Faça o seu comentário
Comentários