Notícias de saúde

Pesquisador da Unicamp desenvolve bolo diet com alto valor nutricional

10 de Abril de 2003 (Bibliomed). Uma mistura de bolo na versão diet, ideal para diabéticos, hipertensos, obesos e pessoas com doenças cardiovasculares – além de não possuir açúcar e gordura, a mistura é enriquecida com fibras, o que melhora o metabolismo no organismo. A receita inédita foi desenvolvida pelo engenheiro de alimentos Lúcio Boni Turola, que apresentou recentemente na Faculdade de Engenharia de Alimentos da Unicamp a dissertação de mestrado intitulada “Desenvolvimento de bolo diet enriquecido com fibras: otimização do produto através de testes sensoriais afetivos”.

Para chegar ao produto final sem adição de açúcar, o pesquisador substituiu, desde as primeiras experiências, os açúcares pelos edulcorantes não calóricos. “Procurei um adoçante natural que fosse encontrado com facilidade no mercado e que, preferencialmente, já fosse utilizado no ramo de panificação”, explicou. Depois, Turola resolveu aprimorar a receita eliminando a gordura e acrescentando fibras. Nesta etapa foram 11 formulações diferentes para chegar à redução de 80% da gordura e de 19% das calorias em relação ao bolo tradicional.

Na fase seguinte, o pesquisador aromatizou o bolo nos sabores laranja, chocolate e baunilha e aplicou o processo de análise sensorial afetiva para ver junto ao consumidor a aceitação quanto ao sabor, textura e aparência do produto. Entre outros itens foram avaliadas a maciez, a umidade e a intensidade. A preferência maior foi para o bolo sabor laranja. Os testes também foram feitos por provadores do ramo da panificação, especialmente treinados para a tarefa. Agora o pesquisador busca parceria para a industrialização do produto.

Ingredientes da mistura: farinha de trigo, litesse, gordura vegetal hidrogenada, ovo in natura, leite em pó desnatado, fermento em pó químico, emulsificante Dimodan, sorbitol em pó, acesulfame-K, ciclomato e sacarina, fibra de laranja dos tipos extrusada e não extrusada, aroma de chocolate, cacau em pó, conservante, propionato de sódio.

Copyright © 2003 Bibliomed, Inc.

Faça o seu comentário
Comentários