Notícias de saúde

Taxas de mortalidade pelas duas principais doenças inflamatórias intestinais são similares

27 de setembro de 2007 (Bibliomed). A taxa de mortalidade por doença de Crohn e por colite ulcerative, dois tipos mais comuns de doenças inflamatórias intestinais, seguem, desde 1975, a mesma tendência de mudanças, segundo pesquisa norte-americana.

De acordo com os resultados da pesquisa, publicados no International Journal of Epidemiology, a taxa de morte por colite ulcerativa era inicialmente seis vezes maior do que a taxa de mortalidade por doença de Crohn. Porém, a mortalidade pela primeira doença reduziu continuamente durante os últimos 50 anos, e, por doença de Crohn, aumentou de 1951 a 1975, até alcançar níveis similares à mortalidade por colite. E desde então as taxas das duas patologias seguem o mesmo curso de tempo.

O estudo avaliou dados de 21 países diferentes, no período entre os anos de 1951 e 2005, para testar se ambas as patologias mostravam similaridades na variação temporal de suas taxas de mortalidade em diferentes países. E eles observaram que os dados da maioria dos países revelavam padrões temporais similares.

Os países avaliados foram: Alemanha, Argentina, Austrália, Áustria, Bélgica, Canadá, Chile, Dinamarca, Escócia, Espanha, Estados Unidos, Finlândia, França, Holanda, Inglaterra, Itália, Japão, México, Suécia, Suíça e Taiwan.

E os pesquisadores concluíram que "as relações entre as mudanças temporais da mortalidade para doença de Crohn e para colite ulcerativa podem sugerir a presença de um fator de risco primário para a ocorrência de ambas as doenças, e a existência de um fator de risco secundário responsável pela expressão de somente a doença de Crohn".

Fonte: International Journal of Epidemiology 2007 36(4):890-899; doi:10.1093/ije/dym034

Copyright © 2007 Bibliomed, Inc.

Faça o seu comentário
Comentários