Notícias de saúde

Estudo associa doenças inflamatórias intestinais à artrite na coluna

08 de dezembro de 2010 (Bibliomed). As doenças inflamatórias intestinais podem ter uma ligação genética com alguns tipos de artrite - condição que afeta as articulações, principalmente das pessoas mais velhas, causando inflamação e dor -, segundo novo estudo da Universidade de Queensland, na Austrália. De acordo com os autores, pessoas que apresentam um tipo de artrite na coluna determinado quase inteiramente pela genética - conhecido como espondilite anquilosante - são mais suscetíveis a ter doença de Cronh - principal tipo de doença inflamatória no intestino.

Analisando o genoma de 2,7 mil pacientes com esse tipo de artrite na Austrália, na Inglaterra e na América do Norte, os pesquisadores identificaram sete genes associados tanto à espondilite anquilosante quanto à doença de Cronh. Em artigo publicado neste mês na revista científica PLoS Genetics, eles destacam que quatro desses genes estariam relacionados à ativação de uma classe de células T - “ajudantes” do sistema imunológico - chamadas células Th17.

De acordo com os autores, quando essas células são ativadas em excesso, elas provocam uma resposta inflamatória que pode contribuir para danos aos tecidos, o que estaria associado às duas doenças. “Parece provável que mecanismos patogênicos comuns podem estar agindo no desenvolvimento das duas doenças”, destacou o pesquisador Matt Brown.

Embora mais estudos sejam necessários para avaliar a ligação genética entre as duas doenças, os pesquisadores destacam que os médicos devem estar atentos a sintomas gastrointestinais em pacientes com a artrite na coluna, e a dores nas costas em pacientes com o problema intestinal, pois “aproximadamente 10% dos pacientes com doenças inflamatórias intestinais desenvolvem espondilite anquilosante e vice versa”.

Fonte: PLoS Genetics. 02 de dezembro de 2010.

Copyright © 2010 Bibliomed, Inc.

Faça o seu comentário
Comentários