Notícias de saúde

Vírus da Varíola é Descoberto no Estado do Rio de Janeiro

Cientistas do Laboratório de Biologia Molecular – Instituto Carlos Chagas da Universidade Federal do Rio de Janeiro – UFRJ identificaram o vírus Cantagalo da mesma família da varíola. Este vírus é o causador de uma doença que afeta seres humanos e o gado bovino.

Como não se sabe como a nova doença se originou, existem hipóteses de que o Cantagalo é resultado de mutações do vírus Vaccinia. Nos anos 70, a vacina contra varíola era produzida com o vírus Vaccinia – que estimulava o sistema imunológico do homem a combater a infecção.

A pesquisa mostrou que a identificação do vírus Cantagalo foi iniciada no ano de 1999, pela equipe da Universidade Federal do Rio de Janeiro, época na qual surgiu uma doença que provocava o aparecimento de vesículas em empregados e vacas nas fazendas do noroeste e nordeste do estado do Rio de Janeiro. Foram registrados casos nos municípios de Santo Antonio de Pádua, Miracema e Cambuci e, em Minas Gerais na cidade de Palmas.

O vírus Cantagalo se origina do vírus Vaccinia usado na vacina contra a varíola e pertence à família Poxviridae. O Cantagalo tem características genéticas específicas e conta em seu genoma com linhagens vacinais. Após os testes feitos pela Universidade que confirmaram se tratar de uma nova infecção, os técnicos e do Serviço de Sanidade Animal chegaram a suspeitar de uma outra infecção chamada de varíola da vaca.

Copyright © 2000 eHealth Latin America

Faça o seu comentário
Comentários