Notícias de saúde

Extração dentária produz sensação de medo real

22 de Agosto de 2007 (Bibliomed). O medo de ir ao dentista é algo considerado histórico no desenvolvimento da sociedade. Por longos anos, o tratamento dentário, em especial a extração, foram vistos como temíveis e extremamente dolorosos.

Considerando que a cultura do "pânico de dentista" ainda perpetua entre a grande maioria dos indivíduos, pesquisadores da Universidade Nacional de Taiwan realizaram um estudo para avaliar a influência da ansiedade, em pacientes submetidos a procedimentos dentários, sobre o sistema cardiovascular.

Cento e dezoito adultos, que seriam submetidos a um procedimento de extração dentária sob anestesia local, foram selecionados. Para a avaliação da ansiedade, os pesquisadores utilizaram uma escala própria, denominada Corah’s Dental Anxiety Scale, aplicada quinze minutos antes da anestesia. Esta última seria feita de modo a anestesiar o nervo mandibular. A análise do sistema cardiovascular seria mensurada a partir da freqüência cardíaca, pressão arterial, saturação de oxigênio e por um eletrocardiograma, feito a cada cinco minutos, este último, também quinze minutos antes da administração anestésica.

Os investigadores observaram que entre os pacientes, os que mais pontos na escala de ansiedade obtiveram foram as mulheres, em níveis muito superiores aos dos homens. Além disso, quanto mais jovem, maior era a ansiedade em relação ao procedimento. Ao se verificar os elementos do sistema cardiovascular, notou-se que a ansiedade pré-operatória encontra-se associada a um aumento significativo da freqüência cardíaca, durante a aplicação da anestesia, o que preponderou entre os pacientes mais jovens. Nesse sentido, a dor durante a administração do anestésico foi uma das responsáveis por esse aumento.

Muitos pacientes jovens, com altos níveis de ansiedade, relataram que já haviam sofrido algum evento "traumático" com dentistas, previamente. Portanto, é realmente verdadeira a "cultura do medo do dentista e da anestesia", sendo que esta é capaz de interferir sobre alguns aspectos do sistema cardíaco.

Fonte: Oral Surgery, Oral Medicine, Oral Pathology, Oral Radiology and Endodontics (July 2007) PMID: 17656135

Copyright © 2007 Bibliomed, Inc.

Faça o seu comentário
Comentários