Notícias de saúde

Soja pode prevenir o câncer de ovário

13 de abril de 2007 (Bibliomed). O câncer de ovário é um dos tumores mais comuns do aparelho reprodutor feminino. Costuma manifestar-se em idades mais avançadas (usualmente após a quinta década de vida), e está associado com alta mortalidade, quando identificado em estágios tardios. Alguns fatores de risco para seu surgimento são a presença de tumor ovariano em familiar de primeiro grau, exposição a radiações e medicamentos quimioterápicos, dentre outros.

Um composto isolado presente na dieta, pode contribuir para a prevenção de câncer ovariano: as isoflavonas. Quem revela isto é um grupo de pesquisadores que escreveu um estudo na revista American Journal of Epidemiology, em 2007. Na pesquisa foram incluídas 97.275 mulheres, as quais receberam acompanhamento por um período de um ano.

A isoflavona é encontrada em alta concentração na soja e em seus subprodutos .Os resultados do estudo demonstraram que as mulheres que consumiam mais de 3mg por dia de isoflavonas, apresentaram um risco bem menor de desenvolver tumor ovariano, em comparação com as mulheres que revelaram consumo menor que 1 mg ao dia deste composto. O consumo de outras vitaminas e substâncias antioxidantes, não se correlacionou com aumento ou redução do risco de desenvolvimento de câncer de ovário.

Assim, os autores concluem que o consumo regular de alimentos contendo isoflavonas deve ser estimulado, sobretudo dentre as mulheres que estão sob maior risco de apresentar tumor ovariano.

Fonte: American Journal of Epidemiology 2007; 165 (7): 802 – 813

  • Leia mais e comente no Blog de Boa Saúde.
  • Copyright © 2007 Bibliomed, Inc.

    Faça o seu comentário
    Comentários