Notícias de saúde

Estudo sugere que menstruação irregular pode ser fator de risco para o câncer do ovário

17 de abril de 2014 (Bibliomed). A American Cancer Society estima que cerca de 22.000 mulheres americanas serão diagnosticadas com câncer de ovário em 2014, e outras 14 mil irão morrer pela doença. Uma razão do câncer de ovário permanecer tão mortal é que não há ferramentas de detecção precoce de confiança para este tipo de doença. Quando encontrado, muitas vezes já nos estágios mais avançados, o tratamento poderá ser menos eficaz .

Algumas pesquisas sugerem que as mulheres que ovulam com menor frequência pode ter alguma proteção contra o câncer de ovário. Por exemplo , as mulheres que tomam pílulas
anticoncepcionais , que impedem a ovulação , têm um menor risco de câncer de ovário.

Uma nova pesquisa apresentada na reunião anual Associação Americana para Pesquisa do Câncer em San Diego sugere que mulheres com ciclos menstruais irregulares podem ter mais do que o dobro do risco de câncer de ovário em comparação com as mulheres que têm períodos mensais regulares.

O estudo incluiu mais de 14.000 mulheres que faziam parte do plano de saúde Kaiser Permanente, em Alameda, Califórnia, entre 1959 e 1967. Os pesquisadores acompanharam a saúde das mulheres ao longo dos 50 anos seguintes ou até a morte. Todas tiveram pelo menos um filho, e ninguém usou medicamentos para fertilidade para conceber, segundo o estudo .

Durante o estudo, 103 mulheres desenvolveram câncer de ovário, 20 das quais tinham períodos irregulares. E 65 morreram de câncer de ovário, 17 com ciclos menstruais irregulares. A idade média de morte por câncer de ovário foi de cerca de 69 anos.

Em conclusão, as mulheres com períodos irregulares tiveram risco 2,4 vezes maior de morte por câncer de ovário do que mulheres que tiveram ciclos normais. Além disso, as mulheres que tiveram um parente de primeiro grau (mãe, irmã ou filha) com câncer de ovário, um conhecido fator de risco para a doença, tiveram quase três vezes o risco de morte por câncer de ovário. Este achado sugere que as mulheres com períodos irregulares - incluindo aquelas com uma condição chamada de síndrome do ovário policístico - pode ser um grupo que poderia se beneficiar de rastreio precoce do câncer de ovário.

Fonte: American Association of Cancer Researchers annual meeting, San Diego, Califórnia.

Copyright © 2014 Bibliomed, Inc.

Faça o seu comentário
Comentários