Notícias de saúde

Exercício Pode Reduzir Riscos de Câncer de Ovário

NOVA YORK (Reuters Health) - Adicione o câncer de ovário à lista de doenças que o exercício pode ajudar a prevenir.

Novas pesquisas sugerem que mulheres que se mantém bastante ativas por toda a vida são menos propensas a ter doenças fatais que mulheres sedentárias.

Em um estudo com mais de 2.100 mulheres, os pesquisadores verificaram que mulheres que se exercitavam mais de seis horas por semana foram 27 por cento menos propensas a ter câncer de ovário que mulheres que faziam exercício menos de uma hora por semana.

A intensa atividade física protegeu mulheres de todas as idades, mas menos de um quarto das mulheres pesquisadas exercitou-se nesses níveis.

O trabalho da equipe de Carrie M. Cottreau, da Universidade de Pittsburgh, na Pensilvânia, foi publicado na edição de outubro do Obstetrics and Gynecology (Ginecologia e Obstetrícia).

Embora a prática de exercícios já ser associada a riscos menores de câncer de mama, sua relação com o câncer de ovário nunca foi muito clara.

Um estudo chegou a sugerir que o exercício regular aumentaria o risco de câncer de ovário, segundo os pesquisadores.

Mas, no estudo da equipe de Pittsburgh, as mulheres muito ativas tiveram riscos significativamente mais baixos de câncer de ovário em todos os grupos de idade entre 20 a 69 anos.

Os pesquisadores especulam que o exercício pode cortar o risco de câncer ao prevenir a obesidade ou ao agir diretamente sobre os hormônios.

Por exemplo, mulheres ativas tendem a ovular com menor frequência que outras mulheres. Além disso, o exercício pode aumentar os hormônios supressores de tumores enquanto inibe os que promovem o crescimento tumoral.

Por outro lado, observam os autores, o exercício também poderia ser um indício de um estilo de vida saudável. O estudo não avaliou a dieta das mulheres ou outros fatores ligados ao estilo de vida.

Sinopse preparada por Reuters Health

Copyright © 2000 Reuters Limited. All rights reserved. Republication or redistribution of Reuters Limited content, including by framing or similar means, is expressly prohibited without the prior written consent of Reuters Limited. Reuters Limited shall not be liable for any errors or delays in the content, or for any actions taken in reliance thereon.

Faça o seu comentário
Comentários