Notícias de saúde

Seu filho ronca?

12 de abril de 2007 (Bibliomed). Os distúrbios do sono são condições caracterizadas pela inadequação do organismo em conseguir um descanso reparador nos períodos de sono. O mais comum deles é a insônia, porém existem diversos outros distúrbios do sono, como a apnéia obstrutiva do sono e o terror noturno, dentre outros.

A apnéia obstrutiva destaca-se pela dificuldade de passagem do ar pelas vias respiratórias, durante os períodos de sono, o que produz uma menor oxigenação do sangue e uma qualidade ruim do sono, com despertares freqüentes e roncos. Um grupo de pesquisadores norte americanos escreveu um estudo na revista Archives of Otolaryngology – Head & Neck Surgery em Março de 2007, no qual procuraram avaliar a eficácia de um recente questionário, destinado à detecção da apnéia do sono em crianças. Além disso, os autores correlacionaram os resultados obtidos com o questionário, como parâmetro para indicação de adenotonsilectomia (retirada das adenóides e amígdalas, que é uma das formas de tratamento da apnéia do sono).

Verificou-se que o questionário testado é capaz de identificar, com segurança, as crianças portadoras de apnéia do sono, sendo que seus resultados apresentaram semelhança aos obtidos com a realização de exames específicos, que usualmente são usados na detecção da doença, como a polissonografia.

Também foi observado, que as crianças que atingiram maiores escores no questionário, eram justamente as que mais se beneficiaram com o tratamento cirúrgico (adenotonsilectomia) da apnéia obstrutiva do sono. Assim, os autores recomendam a aplicação do novo questionário, sempre que houver suspeita de tal doença como sendo a responsável pelos distúrbios do sono nas crianças.

Fonte: Arch Otolaryngol Head Neck Surg. 2007; 133 (3): 216 – 222 (March).

Copyright © 2007 Bibliomed, Inc.

Faça o seu comentário
Comentários