Notícias de saúde

Antidepressivos poderiam reduzir o abuso de álcool

28 de março de 2007 (Bibliomed). A depressão é um transtorno psíquico pautado pela perda do prazer em realizar atividades que costumam ser agradáveis para a maioria das pessoas, bem como pelo isolamento social e predomínio de pensamentos e idéias negativas. Dessa forma, o indivíduo deprimido apresenta um grande sofrimento e está mais susceptível a situações que coloquem em risco sua vida, como o suicídio e o abuso de substâncias químicas (tal como o álcool).

Um grupo de pesquisadores ingleses escreveu um estudo na revista CMAJ (Canadian Medical Association Journal) em Fevereiro de 2007, no qual procuraram avaliar se o uso de antidepressivos é capaz de reduzir o abuso de álcool, em indivíduos com quadro depressivo. Foram avaliados através de questionários, 14.063 indivíduos, com idades entre 18 a 76 anos, acerca do seu consumo diário de bebidas alcoólicas e quanto à presença de depressão.

Os resultados apresentados demonstraram que os indivíduos afetados pelo transtorno depressivo, apresentavam consumo regular de álcool maior que o verificado entre os não deprimidos. Porém, observou-se que os homens, que apresentavam depressão mas estavam em uso de fármacos antidepressivos, consumiam menor volume de bebidas alcoólicas, em relação aos homens com depressão sem tratamento, e mesmo em comparação aos homens sem quadro depressivo.

No sexo feminino o consumo de bebidas alcoólicas foi maior entre as mulheres com depressão não tratada, seguida pelas que recebiam medicação antidepressiva. As mulheres que não apresentavam quadro depressivo foram as que menos consumiam álcool, dentre todos os grupos avaliados na pesquisa.

Assim, os autores concluem que o uso de antidepressivos protege contra o abuso de álcool, na vigência de quadro depressivo, porém, mais estudos devem ser conduzidos, a fim de melhor consolidar os achados acima descritos.

Fonte: CMAJ 2007; 176 (5) (February 27). doi:10.1503/cmaj.060446.

Copyright © 2007 Bibliomed, Inc.

Faça o seu comentário
Comentários