Notícias de saúde

Cochilo após o almoço diminui problemas cardíacos

09 de março de 2007 (Bibliomed). As doenças cardíacas se configuram como a principal causa de morte na população, sobretudo em idosos. Dentre tais causas encontram-se os problemas coronarianos (as artérias coronárias são os vasos que levam sangue e nutrientes para o músculo cardíaco), sobretudo as isquemias (angina) e o infarto.

A prevenção de doenças coronarianas é realizada através do combate a fatores de risco para eventos cardíacos, como a pressão alta, o diabetes, o aumento do colesterol no sangue e o sedentarismo, dentre outros. Uma nova maneira, recentemente descrita, para se prevenir distúrbios cardíacos é a soneca após o almoço, conforme revelou um grupo de pesquisadores em estudo na revista Archives of Internal Medicine de Fevereiro de 2007.

Os autores afirmam que nas populações, onde o cochilo pós-prandial faz parte da cultura local, a mortalidade em decorrência de doenças coronarianas é menor. A pesquisa contou com a participação de 23.681 indivíduos sem problemas cardíacos, os quais foram acompanhados por pouco mais de seis anos.

Os resultados apresentados demonstraram que o risco de ocorrência de doença coronariana foi menor, dentre aqueles que rotineiramente cochilavam após o almoço, em comparação com os que não mantinham tal hábito. Além disso, verificou-se que quanto maior a freqüência de sonecas após a refeição, menor foi o risco de morte em decorrência de distúrbios coronarianos.

Assim, os autores concluem que o cochilo após o almoço comporta-se como um fator de prevenção da ocorrência de doenças coronarianas, em indivíduos previamente saudáveis.

Fonte: Arch Intern Med. 2007; 167 (3): 296 – 301 (February 12).

Copyright © 2007 Bibliomed, Inc.

Faça o seu comentário
Comentários