Notícias de saúde

Sonolência Pode Indicar Perigo de Infarto

27 de Abril de 2000 (Bibliomed). Pessoas mais velhas que se sentem sonolentas durante o dia podem ter mais riscos de sofrer um ataque cardíaco. A afirmação é baseada numa pesquisa feita com cerca de seis mil pessoas de 65 anos no mínimo, por pesquisadores da Universidade de Pittsburgh, nos Estados Unidos. Não há nada de errado em tirar um cochilo durante o dia, mas a pessoa deve procurar um médico se a sonolência começar a interferir nas atividades diárias, afirmou a pesquisadora Anne B. Newman, que participou do trabalho.

Os participantes responderam a uma série de questões. Como exemplo, se eles tinham problemas para dormir à noite ou se acordavam freqüentemente. O grupo que sentia sonolência durante o dia apresentou taxas de ataques do coração maiores do que as do outro grupo. Os homens apresentaram taxas 35% maiores e as mulheres, 65%.

O estudo, no entanto, surpreendeu os pesquisadores ao não constatar um maior risco de problemas de saúde nas pessoas que roncam. Elas costumam apresentar um distúrbio chamado apnéia, que é a breve interrupção da respiração durante o sono.

Copyright © 2000 Bibliomed, Inc.

Faça o seu comentário
Comentários