Notícias de saúde

Hiperatividade na infância associada à insônia no adulto

07 de fevereiro de 2007 (Bibliomed). O déficit de atenção e hiperatividade é um transtorno psíquico caracterizado pela incapacidade de concentração e de realização completa das tarefas ou atividades as quais o indivíduo esteja incumbido em executar. Costuma manifestar-se na infância, sendo típicas as crianças que "não param quietas", que começam diversas brincadeiras ao mesmo tempo e não conseguem terminar nenhuma, e que não conseguem nem mesmo realizar suas tarefas escolares.

O déficit de atenção e hiperatividade pode, em alguns indivíduos, persistir até a idade adulta. Estas pessoas que permanecem com a doença, costumam vivenciar dificuldades no trabalho e em casa, pois, freqüentemente assumem um grande número de compromissos ao mesmo tempo, e no final não conseguem alcançar as metas propostas inicialmente.

Uma das complicações que o déficit de atenção e hiperatividade podem produzir nos adultos são os distúrbios do sono. Porém, as repercussões negativas na qualidade do sono, provocadas pela doença, são um assunto pouco estudado, conforme revelou um grupo de pesquisadores alemães, que escreveu um trabalho na revista Sleep Medicine Reviews, de Dezembro de 2006.

Os autores afirmam, que os portadores do transtorno psíquico, relatam a presença de um padrão de sono não revigorante, bem como apresentam movimentação intensa, durante o período em que estão dormindo. Algumas doenças do sono, como a apnéia obstrutiva, podem ocorrer em maior freqüência, nos indivíduos com déficit de atenção e hiperatividade. No entanto, tais fatos merecem maiores estudos a fim de que possam ser mais bem elucidados.

Assim, diante da presença de problemas do sono, deve-se sempre suspeitar de transtornos de déficit de atenção e hiperatividade. A suspeita se torna mais forte nos adultos que relatam a presença deste distúrbio psíquico na infância, bem como naqueles com as manifestações típicas da doença.

Fonte: Sleep Medicine Reviews; 10 (6): 399 – 405 (December 2006).

Copyright © 2007 Bibliomed, Inc.

Faça o seu comentário
Comentários