Notícias de saúde

Adultos com TDHA têm mais risco de acidentes de carro

26 de outubro de 2020 (Bibliomed). Recente estudo buscou determinar o risco de acidente de veículo motorizado (AVM) em adultos com história de transtorno de déficit de atenção/hiperatividade (TDAH) na infância e sintomas persistentes de TDAH.

Pesquisadores do Royal's Institute of Mental Health Research da Universidade de Ottawa, no Canadá avaliaram o risco de AVM em adultos com histórico de TDAH na infância e sintomas persistentes de TDAH. A análise incluiu 441 participantes com TDAH na infância e um grupo de comparação de 239 participantes de mesma idade e sexo que não tiveram TDAH na infância; todos os participantes foram avaliados pelo menos uma vez na idade adulta.

Os pesquisadores descobriram que o TDAH na infância foi associado a um número maior de AVMs e a persistência dos sintomas de TDAH em adultos foi associada a mais AVMs. No entanto, o TDAH resolvido não foi associado a um risco significativamente aumentado para AVMs em relação ao grupo de comparação normativa local. O risco de acidente de veículo motorizado foi previsto por sintomas simultâneos de desatenção e hiperatividade/impulsividade.

O estudo concluiu que ter sintomas de transtorno de déficit de atenção/hiperatividade (TDAH) que persistem até a idade adulta está associado a um risco maior de se envolver em um acidente de veículo motorizado.

Fonte:  Journal of the American Academy of Child & Adolescent Psychiatry. DOI: 10.1016/j.jaac.2019.08.007.

Copyright © 2020 Bibliomed, Inc.

Copyright © 2020 Bibliomed, Inc.

Faça o seu comentário
Comentários