Notícias de saúde

Cigarro aumenta incidência de câncer de colo de útero em portadoras do HPV

30 de novembro de 2006 (Bibliomed). O HPV, o vírus do papiloma humano, é bem mais perigoso em mulheres que fumam, indica um novo estudo sueco. Cerca de 20 tipos de HPV foram ligados ao câncer do colo de útero (câncer cervical); destes tipos, o HPV-16 é o mais perigoso.

Agora, a nova pesquisa sugere que mulheres fumantes, quando comparadas às não fumantes, têm uma maior probabilidade de desenvolver o câncer cervical se forem infectadas com este vírus. Os investigadores do Instituto Karolinska, da Suécia, compararam os registros médicos de 375 mulheres que apresentaram câncer cervical em fase inicial com os registros de 363 mulheres com características semelhantes e que não tiveram câncer.

Baseados em exames de Papanicolau, realizados nove anos antes, os investigadores detectaram quais mulheres tinham tido uma infecção pelo HPV-16.

Nos resultados encontrados, entre as fumantes, aquelas que tiveram um teste positivo para HPV-16, tiveram uma probabilidade 14,4 vezes maior de adquirir câncer cervical em relação a aquelas que não tiveram a infecção.

O estudo foi publicado na revista Cancer Epidemiology, Biomarkers & Prevention.

Fonte: Cancer Epidemiology, Biomarkers & Prevention, November 2006; vol 15: pp 2141-2147.

Copyright © 2006 Bibliomed, Inc.

Faça o seu comentário
Comentários