Notícias de saúde

Tipo de HPV pode ajudar a prevenir o câncer

02 de maio de 2013 (Bibliomed). Tido como vilão da saúde feminina, o papiloma vírus humano (HPV) é responsável, entre outras doenças, por causar o câncer de colo do útero. Contudo, pesquisadores da Universidade de Manchester, no Reino Unido, descobriram que certos tipos de vírus podem funcionar como prevenção à doença.

Existem mais de 100 tipos diferentes do vírus HPV, sendo que desses, 14 podem ser classificados como de “alto risco” para o câncer de colo do útero. Os pesquisadores analisaram os demais tipos de vírus HPV presentes em mulheres com HIV positivo, que possuem risco aumentado para desenvolvimento de tumores, e comparam com mulheres HIV negativas.

Os pesquisadores optaram por realizar o estudo em um país de baixa renda, porque são nesses onde ocorrem 85% das mortes anuais por esse tipo de câncer. O país escolhido foi o Quênia.

Os estudos revelaram uma alta concentração do tipo 53 do HPV nas mulheres HIV positivas. O mesmo tipo foi raramente encontrado no grupo de controle (HIV negativas). Esse subtipo do HPV também foi encontrado em cânceres de colo do útero em mulheres com e sem HIV.

Os pesquisadores explicam que nos tumores de câncer do colo do útero estão presentes os tipos de alto risco do HPV, o que tende a acelerar o desenvolvimento da doença. Contudo, na presença de outros tipos do vírus, como o HPV tipo 53, pode ocorrer uma competição que poderá inibir a progressão do câncer.

De acordo com os pesquisadores, isso pode explicar os motivos de as taxas de câncer do colo do útero não acompanharem o crescimento dos casos de infecção por HIV na África. O efeito protetor do HPV tipo 53 também é uma possível explicação para o fato da diminuição do rico de desenvolvimento de um tipo especifico de câncer do colo do útero em mulheres HIV positivas.

Fonte: Diário da Saúde , 30 de abril de 2013

Copyright © 2013 Bibliomed, Inc.

Faça o seu comentário
Comentários