Notícias de saúde

Proteínas da Doença da Vaca Louca e Alzheimer são Similares

25 de Agosto de 2000 (a href="http://www.bibliomed.com.br" target="_blank">Bibliomed). Proteínas ligadas à doença de Alzheimer e à versão humana da doença da vaca louca têm algumas semelhanças notáveis e podem ser suscetíveis ao mesmo tratamento, revela um estudo.

A informação foi anunciada quarta-feira por Chi Ming Yang, professor de química na Universidade Nankai, em Tianjin (China), durante encontro da Sociedade Americana de Química, em Washington.

As duas doenças são sempre fatais e marcadas por uma deterioração gradual do cérebro, ambas são associadas a proteínas discrepantes.

O pesquisador informou que usou um modelo simulado em computador para mapear o príon, proteína associada à doença Creutzfeldt-Jakob (CJD), equivalente humano da doença da vaca louca, e o precursor amilóide da proteína associada a Alzheimer.

As proteínas são formadas por aminoácidos. Yang informou ter encontrado um padrão similar em duas proteínas - um aminoácido redutor seguido de três aminoácidos não redutores.

"Isso sugere um mecanismo molecular comum subjacente aos estágios de iniciação da doença de Alzheimer esporádica e a doenças esporádicas ou príons genéticos", declarou o pesquisador.

A doença de Alzheimer é a causa mais comum de demência, afetando 12 milhões de pessoas em todo o mundo. A origem não é conhecida, mas as características principais da doença incluem o entrelaçamento desordenado de fibras nervosas e placas ricas em proteínas amilóides.

A CJD é a versão humana da encefalite espongiforme bovina (BSE ou doença da vaca louca). Ocorre naturalmente em cerca de uma em 1 milhão de pessoas, mas a nova versão relacionada ao consumo de carne contaminada com BSE tem aumentado na Grã-Bretanha. Acredita-se que príons que normalmente não estão presentes sejam a causa da BSE e da doença de Creuzfeldt-Jakob.

Copyright © 2000 Bibliomed, Inc.

Faça o seu comentário
Comentários