Notícias de saúde

FDA libera nova vacina para herpes zoster em idosos

05 de junho de 2006 (Bibliomed). O FDA dos Estados Unidos (Food and Drug Administration) liberou a vacina Zostavax, no último dia 25 de maio de 2006, para reduzir o risco de infecções pelo herpes zoster em indivíduos com 60 anos ou mais.

A infecção pelo vírus varicela-zoster (o mesmo vírus que causa a varicela), no idoso, consiste no reaparecimento do microorganismo, que se encontrava latente no corpo do indivíduo. A infecção se caracteriza por um conjunto de bolhas, que surgem em um lado do corpo e podem causar dor severa, a qual pode persistir por semanas, meses ou anos depois que o vírus reaparece.

O Zostavax, uma vacina de vírus vivo, é aplicada como uma única injeção sob a pele, preferivelmente no membro superior. A vacina foi estudada em aproximadamente 38.000 indivíduos, com idade de 60 anos ou mais. Destes 38.000 indivíduos, a metade recebeu Zostavax e a outra metade recebeu um placebo. Todos os participantes do estudo foram seguidos por um tempo médio de três anos.

Na conclusão do estudo, os investigadores encontraram que nestes pacientes, a vacina reduziu a ocorrência da infecção, em aproximadamente 50% dos casos. Além de impedir o aparecimento da doença em quase metade dos casos, a duração da dor, que segue ao início do quadro, foi reduzida ligeiramente nas pessoas que desenvolveram a doença, quando de vacinados com Zostavax.

O Zostavax é manufaturado por Merck & Co. Inc., em Whitehouse, New Jersey, Estados Unidos.

Fonte: FDA press release

Copyright © 2006 Bibliomed, Inc.

Faça o seu comentário
Comentários