Notícias de saúde
27 de fevereiro de 2025 (Bibliomed). Um estudo realizado no Brigham and Women's Hospital, nos Estados Unidos, mostrou que o herpes-zóster pode aumentar em até 20% as chances de uma pessoa mais velha desenvolver "declínio cognitivo subjetivo". Isso foi especialmente verdadeiro para homens que já carregavam o gene APOE4, conhecido por aumentar as chances de declínio cognitivo e demência.
O estudo analisou dados de mais de 149.000 pessoas inscritas no Nurses' Health Study, no Nurses' Health Study 2 e no Health Professionals Follow-Up Study. Elas preencheram questionários a cada dois anos, que incluíam itens sobre herpes-zóster e declínio cognitivo.
Qualquer histórico de herpes-zóster foi associado a uma probabilidade 20% maior de sinais subjetivos de declínio cognitivo, disseram os pesquisadores. Carregar o gene APOE4, ligado à demência, aumentou ainda mais o risco para homens que tiveram herpes-zóster, mas isso não foi verdade para mulheres.
Os pesquisadores acreditam que o vírus do herpes-zóster pode danificar os vasos sanguíneos no corpo e/ou no cérebro, prejudicando a cognição ao longo do tempo.
O herpes zoster é causado pelo mesmo vírus que desencadeia a catapora na juventude, o vírus varicela zoster. Esse vírus então fica dormente, mas pode ressurgir para causar herpes zoster à medida que as defesas do sistema imunológico diminuem na terceira idade.
Fonte: Alzheimer's Research & Therapy. DOI: 10.1186/s13195-024-01511-x.
Copyright © 2025 Bibliomed, Inc.
Veja também