Notícias de saúde

Pacientes esquizofrênicos apresentam alterações anatômicas do cérebro

23 de fevereiro de 2006 (Bibliomed). Estudos anteriores com imagens de ressonância magnética em pacientes esquizofrênicos identificaram alterações nas áreas do cérebro hipocampo e amígdala, notando-se redução no volume do hipocampo e ampliação do volume da amígdala. Estes trabalhos foram limitados por usarem amostras pequenas e pela ausência de pacientes no início da doença.

Pesquisadores australianos resolveram então investigar estas variações em uma amostra maior de pacientes. Participaram do estudo 473 indivíduos incluindo: 89 com esquizofrenia crônica, 162 com o primeiro episódio de psicose, 135 com alto risco para psicose (dos quais 39 desenvolveram subseqüentemente um transtorno psicótico) e 87 controles. Os resultados da investigação foram publicados na última edição do periódico Archives of General Psychiatry.

Os resultados da pesquisa concluíram que as mudanças estruturais no lobo temporal medial foram vistas somente após o início do transtorno psicótico e o teste padrão de mudança estrutural diferiu de acordo com o tipo de psicose.

Estes achados têm implicações importantes para estudos neurobiológicos futuros de transtornos psicóticos e enfatizam a importância das investigações longitudinais que examinem os pacientes antes e depois do início da doença.

Fonte: Archives of General Psychiatry, 2006; 63:139-149.

Copyright © 2006 Bibliomed, Inc.

Faça o seu comentário
Comentários