Notícias de saúde

Muitas mulheres após a menopausa são portadoras de osteoporose e não sabem.

25 de agosto de 2004 (Bibliomed). A prevalência da osteoporose e os fatores associados ao início de seu tratamento foram estabelecidos com base em mulheres que não foram previamente submetidas a screenings para detecção da doença.

Um artigo publicado no mais recente número da revista médica American Journal of Epidemiology buscou investigar fatores associados ao início do tratamento da osteoporose em mulheres que tiveram a doença detectada em triagens. O estudo que deu base ao artigo analisou 945 mulheres em fase de pós-menopausa, que não sabiam ser portadoras ou não da doença. Os resultados dos exames de triagem demonstraram que 344 delas eram portadoras da osteoporose.

De acordo com a revista, muitas mulheres não estão cientes da densidade mineral de seus ossos e podem de fato se beneficiar de screenings para osteoporose. Ainda segundo a mesma publicação, a gravidade da doença, o tipo de assistência médica e o nível de escolaridade das pacientes são importantes preditores da resposta ao tratamento.

Fonte: American Journal of Epidemiology 2004 160(5):475-483

Copyright © 2004 Bibliomed, Inc.

Faça o seu comentário
Comentários