Notícias de saúde

Cientistas propõem cura para a dislexia

17 de Fevereiro de 2004 (Bibliomed). A dislexia é uma disfunção neurológica que apresenta como conseqüência dificuldades na leitura e escrita. A criança disléxica, por seus problemas de leitura e escrita, é freqüentemente alvo de piadas por parte dos colegas. Com o isolamento, começa a repetir anos e a perder cada vez mais o interesse pela escola.

Agora, cientistas da Universidade de Washington em Seattle desenvolveram uma técnica para ensinar as crianças portadoras de dislexia a reconhecer as relações entre as letras de uma palavra, sons e significados.

Depois de três semanas deste treinamento, os cérebros de crianças disléxicas começam a funcionar de modo semelhante a de crianças sem qualquer inaptidão de leitura, de acordo com evidência obtidas de exames de ressonância nuclear magnética. O método parece funcionar na medida em que ensina crianças disléxicas a usar as partes mais apropriadas do cérebro a processar diferentes aspectos do que elas leram.

A nova técnica foi inicialmente desenvolvida pelos pesquisadores Virgínia Berninger e Elizabeth Aylward, e a informação foi veiculada na área de noticias da revista médica British Medical Journal.

Fonte: British Medical Journal

Veja também:

Software pode ajudar no diagnóstico precoce da dislexia
Dislexia: Desafio de pais, professores e profissionais de saúde

Copyright © 2004 Bibliomed, Inc.

Faça o seu comentário
Comentários