Notícias de saúde

Histórico familiar de dislexia pode afetar desenvolvimento dos bebês

06 de fevereiro de 2023 (Bibliomed). A dislexia do desenvolvimento é uma deficiência de aprendizagem hereditária que afeta 7% a 10% da população geral e pode ter impactos prejudiciais na saúde mental e no potencial vocacional. Indivíduos com dislexia apresentam alteração da organização funcional da linguagem e das redes neurais de leitura; no entanto, ainda não se sabe quão cedo na vida essas alterações da rede neural podem surgir.

Pesquisadores procuraram determinar se o surgimento precoce de conectividade funcional neural em larga escala subjacente ao desenvolvimento de linguagem e leitura a longo prazo é alterado em bebês com história familiar de dislexia.

Em um estudo de coorte que examinou a conectividade funcional em estado de repouso em 98 bebês durante o sono natural, padrões distintos de conectividade funcional do giro fusiforme esquerdo foram observados em bebês com vs sem risco familiar de dislexia. Essas diferenças foram evidentes apesar das características comportamentais, socioeconômicas e ambientais comparáveis entre os grupos.

Esses achados sugerem que a história familiar de dislexia foi associada a alterações na conectividade funcional infantil de regiões-chave importantes para o reconhecimento subsequente de palavras, sugerindo um potencial surgimento precoce de uma rede funcional atípica subjacente ao desenvolvimento da leitura.

Fonte: JAMA Network Open. DOI: 10.1001/jamanetworkopen.2022.36102.

Copyright © 2023 Bibliomed, Inc.

Faça o seu comentário
Comentários