Notícias de saúde

Cirurgia cardíaca com o coração batendo diminui risco de delírio no pós-operatório

13 de Fevereiro de 2004 (Bibliomed). Apesar da melhoria dos resultados após operações do coração, a ocorrência de quadros de delírio no pós-operatório permanece sendo uma importante complicação, e que está associada com uma pior evolução e a um aumento no período de internação dos pacientes.

Acredita-se que a principal causa destes quadros esteja ligada a realização da técnica de circulação extracorpórea (CEC), usada regularmente neste tipo de cirurgia. Nesta técnica, o coração é parado e o sangue do paciente é desviado para um equipamento artificial responsável pela oxigenação e bombeamento do sangue. Há alguns anos, foi introduzida uma técnica cirúrgica para a realização de pontes de safena e de artéria mamária na qual a circulação extracorpórea não é usada, e a operação é realizada com o coração batendo.

Buscando a avaliar o impacto da técnica de cirurgia coronária sem CEC sobre a incidência de delírio no pós-operatório, pesquisadores do Departamento de Cirurgia Cardíaca da Universidade de Leipzig, na Alemanha, conduziram um estudo que colheu dados de mais de 16 mil pacientes.

O estudo, publicado na revista The Journal of Thoracic and Cardiovascular Surgery, demonstrou que a técnica sem CEC pode diminuir a incidência de delírio e melhorar o prognóstico dos pacientes analisados.

Fonte: J Thorac Cardiovasc Surg 2004;127:57-64

  

Copyright © 2004 Bibliomed, Inc.

Faça o seu comentário
Comentários