Notícias de saúde

Delirium após cirurgia pode indicar declínio mental em idosos

29 de março de 2023 (Bibliomed). Os adultos mais velhos geralmente desenvolvem delirium após a cirurgia, e uma nova pesquisa descobriu que isso está associado a uma taxa mais rápida de declínio mental. Realizado no Marcus Institute for Aging Research, nos Estados Unidos, o estudo destaca a importância de prevenir o delirium para preservar a saúde do cérebro em idosos que se submetem à cirurgia.

Os pesquisadores encontraram uma taxa 40% mais rápida de declínio cognitivo (mental) naqueles que desenvolveram delirium em comparação com aqueles que não desenvolveram. Delirium é um estado mental alterado caracterizado por confusão e desorientação. Frequentemente temporária, é a complicação pós-operatória mais comum em pacientes idosos.

Para o estudo, os pesquisadores acompanharam 560 adultos, com 70 anos ou mais, medindo sua cognição (ou estado mental) a cada seis meses por 36 meses, depois anualmente por até seis anos. Usando uma combinação de 11 testes cognitivos, eles descobriram que as alterações mentais após a cirurgia são complexas e que o delirium influencia todos os momentos.

Ter delirium foi associado a uma queda mais acentuada nas habilidades mentais em um mês, maior recuperação em dois meses e declínio mais rápido em todos os períodos de seis meses a seis anos.

De acordo com os autores, esses resultados sugerem que o delirium pode contribuir para o declínio cognitivo após a cirurgia. Também é possível que o delírio simplesmente identifique aqueles em risco de declínio cognitivo mais rápido no futuro.

Fonte: JAMA Internal Medicine. DOI: 10.1001/jamainternmed.2023.0144.

Copyright © 2023 Bibliomed, Inc.

Faça o seu comentário
Comentários