Notícias de saúde

Algumas crianças obesas apresentam pior desempenho em seus estudos

02 de Fevereiro de 2004 (Bibliomed). Algumas crianças que apresentam sobrepeso têm dificuldades de aprendizado desde o início de seus estudos, até mesmo no jardim da infância.

Isto é o que indica um novo estudo publicado no número de janeiro da revista Obesity Research, que se baseou em dados do Departamento de Educação dos EUA, e que analisou 11.192 crianças que haviam iniciado o jardim de infância em 1998.

De um modo geral, as crianças com sobrepeso apresentaram piores resultados em testes de conhecimentos verbais e de matemática. Entretanto essas mesmas crianças aprendiam com a mesma velocidade que crianças não obesas. Porém, ao final do primeiro ano, as crianças com sobrepeso ainda se encontravam atrasadas em relação a seus colegas de peso normal.

Segundo estudo, a grande explicação para esta descoberta se encontra no fato de que as crianças obesas provinham de famílias mais pobres, cujas mães não tinham nível de educação tão alto. Ao serem analisadas apenas as crianças com sobrepeso que provinham de classes sócio-econômicas mais altas, não ocorria diferença no aproveitamento escolar ao se compararem crianças obesas e não obesas.

Fonte: Obesity Research, January 2004; vol 12: pp 58-68

Copyright © 2004 Bibliomed, Inc.

Faça o seu comentário
Comentários