Notícias de saúde

Obesidade infantil pode prejudicar o desenvolvimento do cérebro

07 de dezembro de 2022 (Bibliomed). Crianças com sobrepeso ou obesas podem ter problemas de desenvolvimento cerebral. É o que indica estudo da  Yale School of Medicine, nos Estados Unidos.

Para o estudo, os pesquisadores analisaram vários tipos de varreduras cerebrais em mais de 5.100 crianças de 9 a 10 anos que participaram do estudo em andamento do Desenvolvimento Cognitivo do Cérebro Adolescente (ABCD). Destes, 21% estavam com sobrepeso e 17,6% eram obesos.

Eles encontraram deficiências estruturais e funcionais do cérebro em crianças com sobrepeso ou obesas em comparação com crianças que não estavam, e essas mudanças podem contribuir para um desempenho acadêmico ruim.

Especificamente, crianças com sobrepeso ou obesas mostraram um afinamento da camada mais externa do cérebro (o córtex), e isso foi associado a habilidades de funcionamento executivo prejudicadas, como planejamento e malabarismo com várias tarefas. Além do mais, a integridade da substância branca do cérebro foi prejudicada no corpo caloso (que conecta os dois hemisférios do cérebro) e nas vias dentro dos hemisférios cerebrais que conectam os lobos do cérebro em crianças com sobrepeso ou obesas.

Além disso, as redes cerebrais envolvidas na tomada de decisão baseada em recompensa e no controle de comportamentos mostraram conectividade reduzida em crianças com sobrepeso ou obesas. Esses padrões persistiram por dois anos.

Para os autores, esses resultados fornecem uma importante explicação potencial de outros estudos que mostram que o índice de massa corporal (IMC) mais alto em crianças está associado a um funcionamento cognitivo e desempenho acadêmico deficientes.

Fonte: Radiological Society of North America Annual Meeting 2022.

Copyright © 2022 Bibliomed, Inc.

Faça o seu comentário
Comentários