Notícias de saúde

Medicamentos podem atrapalhar capacidade de direção em idosos

04 de abril de 2024 (Bibliomed). Alguns medicamentos comuns – incluindo antidepressivos, soníferos e analgésicos – podem enfraquecer as habilidades de condução dos idosos, indica estudo realizado pela Universidade de Washington, nos Estados Unidos.

O estudo envolveu 198 adultos que tinham, em média, 73 anos no início. Nenhum apresentava sinais de comprometimento cognitivo (problemas de memória, julgamento ou outras habilidades de pensamento).

Os participantes do estudo fizeram check-ups anuais, que incluíram um teste de estrada com um instrutor de direção profissional, por até 10 anos (cerca de cinco anos, em média). Durante esse período, 35% receberam uma nota reprovada e marginal no teste de estrada em algum momento.

Idosos que tomavam antidepressivos, soníferos ou AINEs corriam maior risco. As probabilidades eram maiores para aqueles que tomavam antidepressivos ou medicamentos para dormir – com 16% a 17% apresentando um mau desempenho na estrada por ano em geral. Isto em comparação com taxas de 6% a 7% dos seus pares que não utilizam esses medicamentos.

Os pesquisadores não encontraram nenhuma ligação entre anti-histamínicos ou medicamentos anticolinérgicos e o desempenho ao dirigir dos idosos. Os anti-histamínicos são conhecidos por deixar os usuários sonolentos. Os medicamentos anticolinérgicos são usados para tratar uma série de condições, desde bexiga hiperativa até doença pulmonar obstrutiva crônica (DPOC) e sintomas de Parkinson. Eles podem causar efeitos colaterais como sedação e visão turva.

Fonte: JAMA Network Open. DOI: 10.1001/jamanetworkopen.2023.35651.

Copyright © 2024 Bibliomed, Inc.

Faça o seu comentário
Comentários