Notícias de saúde

Emoções negativas: como elas podem afetar o seu coração

27 de Outubro de 2003 (Bibliomed). As emoções negativas, como a depressão e a ansiedade, foram associadas com o desenvolvimento da doença coronária em homens. Agora, um novo estudo publicado este mês na revista American Journal of Cardiology examinou a relação entre as emoções negativas e as doenças coronárias incidentes em homens mais idosos (média de idade de 60 anos), e que estavam participando em um estudo chamado Normative Aging Study.

Os pesquisadores avaliaram 498 homens, que foram seguidos durante três anos; segundo o verificado no estudo, aqueles que apresentavam um maior incidência de emoções negativas tinham um risco mais elevado de desenvolvimento de doenças cardíacas. O estudo considerou como emoções negativas os fatores psicológicos, como a piora do humor, ansiedade, pessimismo e alterações dos processos de idéias e pensamentos, como os problemas de concentração. Para cada aumento de um ponto no escore destas emoções, o risco de doença cardíaca subiu 6 por cento.

Segundo os autores, existem várias explicações possíveis para esta associação. Uma delas especula à respeito da freqüência cardíaca: o coração do ser humano apresenta variações na freqüência, e que são flutuações normais. As pessoas que estão deprimidas ou que têm personalidades hostis podem ter uma diminuição desta variabilidade da freqüência cardíaca, mantendo uma freqüência mais alta continuadamente. A manutenção de uma freqüência cardíaca mais alta cria um excesso de trabalho para o coração.

A outra possibilidade seria ligada com uma inflamação no sistema cardiovascular. Uma pesquisa recente sugeriu que os indivíduos deprimidos ou hostis têm níveis mais altos de proteínas inflamatórias e outros "marcadores" no sangue. Acredita-se que tal quadro inflamatório continuado represente um papel importante na gênese das doenças coronárias.

De todo modo, ficou bem claro que os participantes neste estudo que apresentavam os níveis mais altos de emoções negativas tinham uma maior incidência de doença coronária.

Copyright © 2003 Bibliomed, Inc.

Faça o seu comentário
Comentários