Notícias de saúde

Pessoas usam emojis para demonstrar e esconder sentimentos

28 de dezembro de 2023 (Bibliomed). As regras geralmente especificam expressões faciais socialmente apropriadas em uma determinada situação. No entanto, administrar emoções para tal adaptação social às vezes leva a resultados psicológicos ruins. Embora as regras de exibição possam promover a harmonia interpessoal, elas também podem ter consequências negativas para a pessoa que escolhe mudar a forma como expressa emoções.

Dado que hoje em dia as pessoas dependem de emojis para expressar emoções online, um novo estudo investigou (1) se existem regras de exibição nas comunicações com emojis e (2) como o gerenciamento de emoções usando emojis está associado ao bem-estar psicológico.

À medida que mais interações sociais acontecem online, pesquisadores estão investigando como os emojis são usados para refletir nossas emoções em diferentes contextos. Existem regras de exibição que se aplicam aos emojis e como elas afetam o bem-estar das pessoas?

Em um novo estudo, que teve 1.289 participantes, sendo todos eles usuários do teclado emoji mais baixado no Japão, o Simeji, procurou-se investigar como os emojis eram usados para expressar ou mascarar emoções. Pesquisas anteriores haviam estabelecido que as pessoas usam emoji como equivalentes funcionais de expressões faciais, mas não as relações entre emoções expressas e experimentadas.

É aí que as regras de exibição podem ser problemáticas: se a dissonância entre as emoções que você experimenta e as emoções que você pode expressar for muito grande, a exaustão emocional pode se desenvolver, embora membros de diferentes culturas experimentem isso de maneira diferente.

As regras de exibição afetam mais as emoções negativas, que geralmente são consideradas menos apropriadas para expressar. Também costuma ser mais aceitável expressar emoções para alguém que está mais próximo de você, e pode ser mais aceitável para um determinado gênero expressar emoções específicas. Também pode ser considerado mais aceitável expressar emoções negativas em sociedades mais individualistas.

Os participantes do estudo forneceram dados demográficos, responderam a perguntas sobre seu bem-estar subjetivo e classificaram a frequência com que usam emojis. Eles receberam mensagens com contextos sociais variados, responderam a elas como fariam normalmente e avaliaram a intensidade da expressão de suas emoções.

Os investigadores descobriram que as pessoas optam por expressar mais emoções com emoji em contextos privados ou com amigos próximos. Os entrevistados expressaram menos emoção em relação a indivíduos de status mais elevado. Expressões intensas de emoção vieram com emojis correspondentes, a menos que as pessoas sentissem a necessidade de mascarar suas verdadeiras emoções: por exemplo, usando emojis sorridentes para mascarar emoções negativas. Emojis negativos foram usados apenas quando os sentimentos negativos foram sentidos com muita força. Expressar emoções com emoji foi associado a maior bem-estar subjetivo em comparação com mascarar emoções.

Com a socialização online se tornando cada vez mais prevalente, é importante considerar se ela está nos distanciando mais de nossas verdadeiras emoções. Pesquisas futuras devem explorar possíveis diferenças de gênero nas regras de exibição de emojis e examinar as questões estruturais que envolvem a formação dessas culturas emocionais.

Um problema deste estudo é que a ênfase da cultura japonesa na harmonia interpessoal e na ocultação de emoções negativas poderia ter influenciado os resultados.

Fonte: Frontiers in Psychology. DOI: 10.3389/fpsyg.2023.1035742.

Copyright © 2023 Bibliomed, Inc.

Faça o seu comentário
Comentários