Notícias de saúde

20% dos alimentos e bebidas nos EUA contém corantes sintéticos

02 de janeiro de 2026 (Bibliomed). Estudo realizado na Universidade da Carolina do Norte em Chapel Hill, nos Estados Unidos, mostrou que um em cada cinco alimentos e bebidas embalados vendidos no país contêm corantes alimentícios sintéticos. Segundo os autores, esses compostos não oferecem nenhum benefício nutricional e representam perigos reais e mensuráveis ??para a saúde e o desenvolvimento de nossas crianças.

O corante mais comum foi o Vermelho 40, presente em 1 em cada 7 (14%) produtos. A US Food and Drug Administration (FDA), agência reguladora de medicamentos e alimentos nos EUA, anunciou em abril que vogaria a autorização dos corantes Vermelho Cítrico 2 e Laranja B e que trabalharia com a indústria para eliminar o Vermelho 40, Verde 3, Amarelo 5, Amarelo 6, Azul 1 e Azul 2 do fornecimento de alimentos até o final de 2026.

Para o estudo, os pesquisadores avaliaram os ingredientes de quase 39.800 produtos de supermercado produzidos pelos 25 maiores fabricantes de alimentos dos EUA, usando um banco de dados que representa mais de 80% dos produtos vendidos na América.

Os resultados mostram que as crianças têm maior probabilidade de serem expostas a esses corantes. Cerca de 28% dos produtos nas cinco principais categorias de alimentos comercializados para crianças continham corantes sintéticos, em comparação com 11% nas demais categorias. Essas categorias incluíam doces, bebidas açucaradas, refeições prontas, cereais matinais e produtos de panificação.

Bebidas esportivas (79%), bebidas feitas com concentrados (71%) e doces (54%) foram os produtos com maior probabilidade de conter corantes sintéticos. Refrigerantes (30%), doces (26%) e bebidas esportivas (14%) representaram a maior parte dos produtos com corantes sintéticos comprados pelos norte-americanos.

Fonte: Journal of the Academy of Nutrition and Dietetics. DOI: 10.1016/j.jand.2025.05.007.

Copyright © 2026 Bibliomed, Inc.

Faça o seu comentário
Comentários