Notícias de saúde

Alcance do PSF deve ser duplicado em quatro anos

28 de Abril de 2003 (Bibliomed). O Ministério da Saúde quer duplicar o número de equipes do Programa Saúde da Família (PSF) nos próximos quatro anos. Serão 34 mil equipes nos municípios com mais de 100 mil habitantes, levando assistência domiciliar a mais de 100 milhões de brasileiros. Atualmente, existem 17 mil equipes atendendo 57 milhões de pessoas.

O Projeto de Expansão e Consolidação do Programa Saúde da Família (Proesf) prevê investimentos de US$ 550 milhões até 2009, sendo 50% de empréstimos do Banco Mundial e a outra metade de contrapartida do governo federal. Para este ano, estão previstos recursos de R$ 68 milhões. O objetivo é a reorganizar a atenção básica nos municípios com mais de 100 mil habitantes, através de capacitação dos profissionais, reforma e locação de novas unidades de atendimento e aquisição de veículos, equipamentos médicos e de suporte, além de reforço dos sistemas de informação para avaliação e monitoramento das ações na atenção básica.

“Expandir o PSF significa implantar um novo sistema de saúde e reorganizar o modelo de atenção à população. É impossível desenvolver uma política pública como essa sem capacitar profissionais e criar condições para sua implantação”, disse o ministro da Saúde, Humberto Costa, na semana passada, durante a abertura da Oficina de Divulgação e Orientação do Proesf, que reuniu em Brasília autoridades de saúde dos municípios selecionados, além de coordenadores dos Programas Saúde da Família e Agentes Comunitários de Saúde, representantes do Conselho Nacional de Secretários Estaduais de Saúde, do Conselho Nacional de Secretários Municipais de Saúde, do Banco Mundial e organismos internacionais.

Criado em 1994, o PSF atende hoje 33% da população brasileira e está presente em 4.222 municípios (76% do total), principalmente nas regiões Norte, Nordeste e Centro-Oeste. Até o fim deste ano, a meta é alcançar a marca de 21 mil equipes, assistindo 73 milhões de brasileiros. Cada equipe é composta por um médico generalista ou médico de família, um enfermeiro, um auxiliar de enfermagem e de cinco a seis agentes comunitários de saúde.

Copyright © 2003 Bibliomed, Inc.

Faça o seu comentário
Comentários