Notícias de saúde

Inglaterra aprova programa brasileiro de saúde

22 de Outubro de 2002 (Bibliomed). Brasil e Inglaterra passaram os últimos dias trocando experiências bem sucedidas na área de saúde. Criado em 1994 pelo Ministério da Saúde, o Programa Saúde da Família (PSF) foi o cartão de visitas do Governo Brasileiro e despertou o interesse de empresários ingleses. O governo pretende ampliar ainda mais o atendimento e promete investir, até 2008, US$ 550 milhões – 50% do Banco Mundial (Bird) e 50% do Governo Federal – para a expansão, capacitação e avaliação do programa.

Atualmente, o programa beneficia mais de 53 milhões de pessoas, em 4.114 municípios de todos os estados, o que corresponde a 74% das cidades do país e 31% da população brasileira. A meta é alcançar até o fim deste ano 69 milhões de atendimentos. O governo também pretende aumentar para 20 mil as 16.192 equipes do PSF. Cada equipe beneficia em média 3.450 pessoas e é composta por um médico generalista ou médico de família, um enfermeiro, um auxiliar de enfermagem e cinco ou seis agentes comunitários de saúde. Além de solucionar problemas simples de saúde, as equipes atuam diretamente na área de prevenção, evitando o aumento das filas na rede hospitalar. Estima-se que cerca de 85% dos problemas de saúde podem ser resolvidos nas unidades básicas de saúde.

Os agentes comunitários de saúde também ajudam nesse trabalho, desde 1991. São mais de 170 mil, em todo o país, responsáveis pelo acompanhamento de 88,38 milhões de pessoas em mais de 90% dos municípios brasileiros. De cada dois brasileiros, um recebe a visita periódica de um agente comunitário de saúde, já que a cobertura populacional do programa em todo o país chega a 51%. Durante visitas domiciliares, os agentes comunitários de saúde acompanham as condições de saúde e de vida da população, orientando sobre nutrição infantil, saneamento básico, acompanhamento da gravidez e prevenindo doenças como malária, hanseníase e tuberculose.

A comitiva brasileira esteve na Inglaterra entre os dias 14 e 18 de outubro a convite do governo inglês, que dispõe de um dos mais avançados programas de saúde do mundo. Estiveram presentes o secretário de Políticas de Saúde, Cláudio Duarte, e a diretora da área social do BNDES, Beatriz Azeredo.

Copyright © 2002 Bibliomed, Inc.

Faça o seu comentário
Comentários