Notícias de saúde

Homens casados cuidam melhor da saúde, diz estudo

29 de Novembro de 2002 (Bibliomed). Homens idosos que não têm uma companheira tendem a apresentar piores condições de saúde física e mental, a fumar e beber mais, e a fazer menos exames preventivos que os casados, indicou um estudo realizado no Reino Unido. Para avaliar a associação entre casamento e saúde, pesquisadores da Universidade de Surrey, em Guilford, analisaram três bancos de dados nacionais e entrevistaram 85 homens com mais de 65 anos.

Segundo a pesquisadora Kate Davidson, isso não significa que os homens casados sejam mais bem informados que os solteiros, mas que costumam colocar o conhecimento em prática – talvez porque as esposas os forcem a se submeter aos exames de rotina. "Quase a metade dos voluntários sabia o que era considerado boa saúde. Eles sabiam o limite semanal recomendado para o consumo de álcool, conheciam os malefícios do fumo, compreendiam o que significa boa dieta e tinham consciência de que precisavam fazer exercícios", disse a especialista.

Apesar disso, os homens analisados pareceram considerar passar por consultas médicas um "sinal de fraqueza". Outros consideravam os médicos charlatões – um dos entrevistados disse que preferia ir a um veterinário e outro comparou a confiabilidade do diagnóstico às previsões de um meteorologista. Esses homens acabam só indo ao médico quando estão realmente doentes e acabam associando as consultas a coisas negativas. Mesmo aqueles que usam medicamentos regularmente para hipertensão ou problemas respiratórios não querem admitir consultar um médico. Apesar do estudo ter sido feito com homens com mais de 65 anos, a pesquisadora disse que a "mentalidade de avestruz" não está restrita aos idosos. "Todas as gerações de homens tendem a enfiar a cabeça em um buraco. A negligência é potencialmente desastrosa em homens mais velhos, mais propensos a sofrer as conseqüências", disse Davidson.

Copyright © 2002 Bibliomed, Inc.

Faça o seu comentário
Comentários