Notícias de saúde

Bebida alcoólica é consumida por 45% dos estudantes brasileiros

28 de Novembro de 2002 (Bibliomed). Por curiosidade, pelo desejo de inserção social, para esquecer problemas familiares e para ter coragem nas paqueras. Esses são os principais motivos que levam os jovens a beber, revelou um estudo recente realizado pela Unesco. Segundo a pesquisa, 10% dos estudantes brasileiros com idades entre 13 e 24 anos consomem regularmente bebidas alcoólicas. Dos 50 mil alunos de escolas de ensino Fundamental e Médio entrevistados, 45% disseram beber em eventos sociais. A cerveja foi apontada como a bebida preferida de 36% dos estudantes, seguida pelo vinho (15%).

O estudo abrange um universo de 4,6 milhões de estudantes de 14 capitais brasileiras. Três mil professores e técnicos e dez mil pais de alunos também responderam a um questionário. No ranking das cidades com maiores índices de jovens consumidores de bebidas alcoólicas aparecem Porto Alegre (14,4%), Salvador (13,5%), Florianópolis (13,1%), Cuiabá (12,7%), Recife (12,3%) e Rio (11%). Em São Paulo e Vitória, 8,8% dos jovens bebem com freqüência. O consumo é menor em Manaus (5,9%), Fortaleza (7,5%) e Maceió (7,6%).

Já o consumo de tabaco atinge 11% dos jovens. Cerca de 3% dos jovens entrevistados disseram usar regularmente drogas ilícitas, mais de 4% já experimentaram e 92% garantiram que nunca usaram. Do total de jovens entrevistados, 85% disseram que se sentem ameaçados na escola ou nas ruas por drogas e vêem a maconha, a cocaína e o crack como um perigo. Cerca de 11% consideram o uso de substâncias ilícitas uma doença, menos de 3% consideraram o consumo algo normal e pouco mais de 30% dos usuários não enxergam riscos. A capital gaúcha também ocupa o primeiro lugar no consumo diário de drogas ilícitas, com 6% dos entrevistados utilizando todos os dias essas drogas. Florianópolis (4,3%) e Vitória (3,7%) vêm logo em seguida.

Copyright © 2002 Bibliomed, Inc.

Faça o seu comentário
Comentários