Notícias de saúde

Álcool faz mais vítimas que as drogas em casas noturnas

08 de Novembro de 2002 (Bibliomed). Drogas como ecstasy, cocaína e heroína são um grave problema em casas noturnas, mas agressões movidas a álcool são as principais razões que levam os jovens a procurar atendimento hospitalar. "Os problemas que exigem atenção hospitalar são aqueles que resultam de violência movida a álcool e intoxicação por álcool combinado com drogas. Para cada problema com drogas tratado em hospital, existem cinco a dez problemas com álcool", disse Chris Luke, do Hospital Universitário Cork, na Irlanda. "Existe uma percepção de que as boates estão ligadas a drogas e libertinagem. Mas elas ainda estão associadas, antes de tudo, à bebida", acrescentou o especialista em emergência.

Durante um ano, Luke e colegas analisaram os tipos de lesões tratados em freqüentadores de boates em um grande hospital de Liverpool, na Inglaterra. Cerca de 800 pessoas foram atendidas nesse período e o álcool foi o fator mais comum associado às lesões. Quase 60% dos problemas ocorreram devido a agressões, sendo que 10% delas foram causadas por equipes de segurança das boates. Os acidentes incluíram quedas de palcos, janelas e escadas. Um em cada cinco freqüentadores de boate foi atacado com garrafas de vidro. "Atendemos tudo – fraturas, rostos feridos por vidro, cortes graves nos dedos e pés", disse Luke, acrescentando que é cada vez mais comum ver mulheres – tanto vítimas quanto agressoras – em casos de violência envolvendo vidro no rosto.

Segundo Luke, que trabalhou em prontos-socorros na Inglaterra, Escócia, Irlanda e Austrália, o problema é o mesmo em todo os países ocidentais. "As boates são a principal arena ou plataforma da cultura jovem. Elas reúnem todas as questões, saúde sexual, drogas, bebidas e ordem pública", disse. Apenas na Grã-Bretanha, cerca de 16 milhões de pessoas vão a casas noturnas pelo menos uma vez ao ano. O estudo foi publicado no Emergency Medicine Journal.

Copyright © 2002 Bibliomed, Inc.

Faça o seu comentário
Comentários