Notícias de saúde

Universidades promovem dia de alerta sobre o uso indevido do álcool

23 de Outubro de 2002 (Bibliomed). Enquanto as drogas ilícitas e o cigarro são alvos constantes de campanhas de combate ao consumo, o álcool não é abordado da mesma maneira e ainda tem sua imagem vinculada pela publicidade a festas e alegria. Diante disso, o Grupo Interdisciplinar de Estudos em Álcool e Drogas (GREA) do Instituto de Psiquiatria (Ipq) da Faculdade de Medicina da USP resolveu organizar hoje, em parceria com a Unesp e a Unicamp, o Dia de alerta sobre o uso indevido do álcool. “Ás vezes, a gente se esquece que o álcool é uma droga. Ele pode ser prejudicial à saúde de duas maneiras: como causador direto de males, como cirrose e desnutrição; além disso, é coadjuvante em problemas como o trauma, que pode ser gerado por um acidente de carro, por exemplo”, alertou o diretor do Hospital Universitário da USP, Valdir Zamboni, que participará do fórum “Problemas relacionados ao uso indevido de álcool no atendimento hospitalar”.

O objetivo principal do Dia de alerta é expor à sociedade as reais conseqüências do consumo excessivo de álcool. “As discussões do tema possibilitarão que mais pessoas entendam o problema e saibam que o alcoolismo é uma doença”, avaliou o prefeito da Cidade Universitária, José Geraldo Massucato, que participará da mesa “Álcool no campus: é possível normatizar?”. Massucato ressalta a atuação da prefeitura com a disponibilização de uma psicóloga para o atendimento aos funcionários dependentes do álcool e conversas constantes com alunos e funcionários da USP para reduzir o consumo de bebidas alcoólicas no campus.

Diversas atividades gratuitas estão previstas para acontecer hoje, durante todo o dia, nas três universidades, como a distribuição de cartazes, brindes e a realização de seminários e mesas-redondas debatendo o tema. Os eventos programados para a USP focarão temas diversos, como a relação entre álcool e mídia e o alcoolismo em funcionários da universidade. Serão realizados eventos no campus em locais como o Sindicato dos Trabalhadores da USP (Sintusp), Escola de Comunicações e Artes (ECA) e na Reitoria. A participação é gratuita, mas há a necessidade de inscrição prévia. O site do GREA (www.usp.br/fm/grea) traz mais informações sobre as atividades.

Copyright © 2002 Bibliomed, Inc.

Faça o seu comentário
Comentários