Notícias de saúde

Cesárea é mais segura em parto de gêmeos, aponta estudo

06 de Novembro de 2002 (Bibliomed). Os partos cesarianos podem ser uma opção mais segura para mulheres grávidas de gêmeos. Uma pesquisa realizada por médicos do Hospital Maternidade Rosie, em Cambridge, Inglaterra, indicou que a cesárea pode prevenir mortes de recém-nascidos. No estudo, os pesquisadores analisaram detalhes de nascimentos de 4.500 gêmeos prematuros e de gestação completa na Escócia, entre 1992 e 1997.

Entre os 2.500 nascimentos de gêmeos de gestação completa, a cada 270 partos o segundo gêmeo morreu em decorrência de complicações, geralmente falta de oxigênio. Não houve mortes entre os segundos gêmeos que nasceram de cesárea. Os pesquisadores explicaram que o segundo gêmeo corre um risco maior de morte do que o primeiro especialmente se os bebês nascem de gestação completa. Isso acontece em decorrência de possíveis complicações durante o trabalho de parto e o nascimento.

Com base nos resultados deste estudo, publicados na última edição do British Medical Journal, os pesquisadores defendem que uma cesariana planejada poderia reduzir o risco de morte dos bebês. “Uma cesárea planejada de gêmeos de gestação completa pode evitar mortes pré-natais. Aconselhamos que mulheres esperando gêmeos sejam alertadas sobre o risco do segundo gêmeo e a possibilidade teórica de um efeito protetor da cesariana”, disse o professor Gordon Smith, chefe da pesquisa.

Os nascimentos múltiplos são arriscados tanto para a mãe quanto para os recém-nascidos, já que há uma maior propensão de partos prematuros com bebês abaixo do peso normal. Além disso, também há um risco mais elevado da criança ter a saúde debilitada ou alguma deficiência e da mãe apresentar problemas psicológicos.

Copyright © 2002 Bibliomed, Inc.

Faça o seu comentário
Comentários