Notícias de saúde

OMS desenvolve nova fórmula para reidratação de pacientes com diarréia

13 de Maio de 2002 (Bibliomed). O Departamento do Desenvolvimento da Criança e do Adolescente da Organização Mundial de Saúde (OMS) e a Agência dos Estados Unidos para o Desenvolvimento Internacional acabam de elaborar uma nova fórmula para os Sais de Reidratação Oral (SRO), empregados nos casos de diarréia aguda e desidratação. Segundo a OMS, a nova fórmula vai diminuir a gravidade dos casos e também a mortalidade em conseqüência da diarréia.

Os sais servem para preparar uma solução de sódio e glicose, que compensa as perdas de líquido que levam à desidratação. A nova composição dos SRO foi pesquisada em cinco países em desenvolvimento. Os estudos acompanharam crianças, com diarréia aguda, vômitos e desidratação, na faixa etária entre um mês e dois anos de idade. As pesquisas mostraram que pequenas quantidades de sódio e glicose são capazes de diminuir em 33% a necessidade de soluções intravenosas. Os SRO também diminuem as internações, a gravidade dos vômitos e a duração da doença.

A OMS acredita que a nova fórmula vai reduzir a ocorrência de infecções secundárias e os gastos com a assistência médica aos jovens pacientes. A diarréia aguda ainda é, hoje, responsável pela mortalidade significativa de crianças com menos de cinco anos em todo o mundo. Os sais de reidratação são pesquisados desde a década de 40 e utilizados no combate à diarréia aguda desde os anos 60. Segundo a OMS, um milhão de crianças que receberam os sais foram salvas por ano no período entre 1990 e 1995. Em 1995, a composição foi usada em 85% dos casos de diarréia em 33 países.

A OMS recomenda que os sais sejam administrados pelos próprios familiares da criança. O mais indicado é que a substância seja dada ao paciente no início dos sintomas, ainda em casa. Se a reidratação ocorrer o quanto antes, a OMS acredita que a mortalidade infantil por diarréia vai diminuir à metade até 2010.

Copyright © 2002 Bibliomed, Inc.

Faça o seu comentário
Comentários