Notícias de saúde

Medicamentos Homeopáticos Ajudam a Combater a Diarréia Aguda

Por Alan Mozes

NEW YORK, (Reuters Health) - Um estudo do Nepal sugere que o uso de medicamentos homeopáticos juntamente com terapia de reidratação oral (TRO) pode ajudar a tratar a diarréia aguda em crianças pequenas.

O resultado, proveniente de um estudo cuidadosamente projetado, poderia reduzir a alta taxa de mortalidade, cinco milhões de crianças morrem de diarréia aguda no mundo todo a cada ano. O estudo poderia também ajudar a estabelecer uma base científica para o uso da homeopatia no tratamento da diarréia.

“Nós temos medicamentos homeopáticos muito eficientes no tratamento da diarréia infantil”, disse a Dra. Jennifer Jacobs, professora de epidemiologia da University of Washington's School of Public Health em Seattle. Os seus resultados foram apresentados no The Journal of Alternative and Complementary Medicine.

A Dra. Jacobs observou que a TRO é eficiente na redução da mortalidade por desidratação, mas usualmente não ajuda na redução da duração da doença. Ela observou que a diarréia aguda é a principal causa de morte em crianças de países em desenvolvidos, e muitas criança abaixo de 5 anos sofrem de 5 a 10 episódios da doença por ano.

Com o objetivo de reduzir a gravidade dos episódios quando estes ocorrem, a Dra. Jacobs e sua equipe foram ao Nepal entre abril e junho de 1994 para conduzir estudos com 116 crianças com idades entre 6 meses e 5 anos. Todas as crianças tinham história de diarréia aguda, e receberam exames físicos completos para verificação da sede, apetite, dor abdominal e inchaço, ocorrência de vômitos, distúrbios do sono, níveis de febre e humor geral. Amostras de fezes foram analisadas em busca de conteúdo bacteriano. Metade das crianças receberam medicamentos homeopáticos individualizados enquanto a outra metade recebeu tratamento com placebo ( medicamento inativo). Todas as crianças receberam TRO ao mesmo tempo.

A Dra. Jacobs e sua equipe encontraram que houve uma probabilidade 18% maior das crianças que estavam recebendo medicamentos homeopáticos, comparadas às que receberam placebo, de não apresentarem mais diarréia no 5º dia de tratamento. Além disto, ela observou que quando comparando os resultados do Nepal com um estudo anterior que sua equipe conduziu na Nicarágua, parece que 5 dos medicamentos homeopáticos mais comuns auxiliam pacientes com diarréia em 85% dos casos no Nepal e 73% dos casos na Nicarágua. Ela enfatiza que isto significa que existe um potencial de que os mesmos medicamentos homeopáticos auxiliem o tratamento da diarréia em muitas outras regiões diferentes.

Em entrevista à Reuters Health, a Dra. Jacobs observou que a aparente eficácia e generalidade destes medicamentos homeopáticos em particular parece muito promissora no tratamento da diarréia aguda. “O ponto é que nós encontramos um número muito pequeno de medicamentos homeopáticos indicados na grande maioria dos casos, o que significa que será muito mais fácil tornar estes medicamentos disponíveis a centenas de milhares de crianças que sofrem da doença no mundo todo”.

O próximo passo, já a caminho, é misturar os 5 medicamentos homeopáticos em um único medicamento que possa ser mais barato e mais facilmente distribuído ao longo do mundo. A Dra. Jacobs relatou que sua equipe tem planos futuros para comparar estes medicamentos combinados com placebo para determinar sua eficácia. Ela observou que este tipo de combinação é muito comum e tem sido feita em larga escala nos EUA com muitos medicamentos homeopáticos.

A Dra. Jacobs expressou entusiasmo com a contribuição aparente que os medicamentos homeopáticos podem ter na luta contra a diarréia. Estes estudos podem ajudar a desmentir o senso comum de que o tratamento com medicamentos homeopáticos é uma ciência alternativa não comprovada, não testada, permanecendo ignorada e subutilizada.

“Existe um grande engano entre as pessoas a este respeito”. Os medicamentos homeopáticos são diferentes de ervas e suplementos alimentares e amplamente regulamentados e padronizados nos EUA, conclui ela.

Fonte: The Journal of Alternative and Complementary Medicine 2000 6:131-139.

Sinopse preparada por Reuters Health

Copyright © 2000 Reuters Limited. All rights reserved. Republication or redistribution of Reuters Limited content, including by framing or similar means, is expressly prohibited without the prior written consent of Reuters Limited. Reuters Limited shall not be liable for any errors or delays in the content, or for any actions taken in reliance thereon

Faça o seu comentário
Comentários